
Trabalho Final de Graduação: Unidade de Tratamentos para Queimados

Implantar uma Unidade para Tratamentos de Queimados na cidade de Araraquara no Hospital Santa Casa é de suma importância, em virtude da escassez de equipamentos (o que aponta pesquisas na área da Saúde) direcionados a este tipo de tratamento no Municipio e Região. Assim, uma unidade implantada em um hospital cadastrado em uma Divisão de Saúde para atender 24 Municipios, é extremamente viável, pois direcionam aos pacientes aonde encontrar atendimento adequado, quando estes já se encontram acostumados a serem atendidos no Hospital Santa Casa de Araraquara.
Uma das inovações encontradas nesse projeto é humanizar e supervalorizar ambientes de espera e espaços de convivência externa e interna.
O partido arquitetônico adotado foi baseado nessa humanização por acolher seus usuários e não os tratar como meros individuos, em um espaço frio e caótico, como se encontram muitos hospitais atualmente. Esses espaços proporcionam bem estar e acolhem o paciente, o visitante e os funcionários, que passam a maior parte do tempo nesses ambientes. Mesmo seguindo normas aplicadas à Arquitetura Hospitalar, é possivel conseguir trabalhar com espaços humanitários sendo coerente com a acessibilidade e a segurança da edificação. Um dos exemplos, a ser citados aqui, é a presença de brises horizontais nas janelas e varandas dos dormitórios da Ala de internação Progressiva e a altura de 1,60m do guarda corpo das varandas frontais, sendo também protegidas por um recuo de 1,00 de laje jardim. Esses elementos adotados propiciam, além da segurança dos pacientes, uma estética interessante ao Edifício. A colocação dos pavimentos deslocados é uma intenção formal, onde o usuário consegue visualizar em cada pavimento suas atividades e usos.

Visão aérea do prédio, supervalorização de ambientes externos, humanização é o diferencial do projeto.

Visão frontal do prédio.

Visão de uma pessoa com 1,60m olhando para prédio na esquina onde ele se localiza.

Localizado no primeiro pavimento do prédio complementar ao lado da Unidade Intensiva.

A elevação frontal mostra o prédio complementar onde se localiza restaurante no pavimento térreo e auditório para conferências no 1º pavimento.

Nessa elevação nota-se as varandas deslocadas, juntamente com o recuo de laje jardim.

Brises foram colocados para proteção solar e segurança dos pacientes.

Nesse ângulo, mostra as torres das escadas e elevadores, ambas com coloração distintas do prédio para a fácil distinção do uso.